APÊ COM ESPAÇOS PENSADOS PARA RECEBER AS COLEÇÕES DO MORADOR

O acervo de móveis, obras de arte e objetos de design do morador orientou o projeto, que privilegiou áreas de estar integradas e iluminação natural

Ape 1

Sofá FAVN, da Fritz Hansen (Atec), e dupla de poltronas LC1, de Le Corbusier. Estante metálica desenhada por Gustavo Calazans e executada pela Girometal e Vidro Ramos.

O arquiteto e designer gráfico Carlo Zuffellato começou sua coleção há 30 anos, quando ainda morava na casa dos pais. “Eu era um acumulador porque não seguia critérios. Agora, sou colecionador e meu foco está em objetos de design, luminárias e obras de arte”, explica.

Ape 2

 

Sofá Link, da Decameron, poltronas LC3, de Le Corbusier, e tapete da Rug Revolution. Na parede, telas de Amelia Toledo e Paulo Pasta.

estilo escandinavo, com traços simples e tons pastel, é um dos preferidos e serviu de referência para o projeto de seu novo apartamento. Basta olhar os ambientes, que ganharam cores suaves e muita iluminação natural na renovação assinada pelo arquiteto Gustavo Calazans.

Ape 3

Localizado no bairro paulistano de Higienópolis, o imóvel tem 340 m² e espaço de sobra para o acervo, cheio de peças que contam a trajetória de Carlo e atraem todos os olhares no décor. O conjunto de porcelanas da Rosenthal é um exemplo disso, pois ganhou lugar de destaque no estar e formou um delicado arranjo branco. “Criei uma laje de concreto bem fininha, que se projeta da parede, especialmente para receber os vasos”, conta Calazans.

Ape 4

Lareira revestida de mármore rojo alicante (Cia. do Mármore) e base de granito marrom café imperial apicoado. Peças de metal africanas (Patrimônio Antiguidades) e relógio de parede criado por George Nelson

Entre os desejos de Carlo, a lareira se destaca. Como o living é bastante extenso, ela veio para organizar os espaços. “O formato demorou para ser defnido, até que, durante uma viagem, visitei o Museu de Arte Moderna de Louisiana, em Copenhague, e vi um modelo lindo com grandes volumes. Foi de lá que veio a inspiração”, explica Calazans.

Ape 5

À frente do sofá, mesinha de Jader Almeida (Decameron). O modelo de centro é da Ovo

Outra estrutura que chama a atenção no apartamento são as divisórias de vidro. O material U-Glass, geralmente usado em fachadas, garantiu um efeito translúcido entre alguns ambientes.

Ape 6

Carlo e parte de sua coleção de arte, que inclui obras de Amilcar de Castro, Mira Schendel e Hércules Barsotti (na parede). Sobre o aparador (Dpot), coleção de vasos Bolle, de Tapio Wirkkala para a Venini. Mesa da Dpot e cadeiras da Ovo

Na decoraçãoclássicos do design, que faziam parte da coleção do morador, formam uma composição charmosa com peças contemporâneas. “Trouxe tudo do apartamento anterior e depois comprei algumas coisas, como a mesa de jantar e dois sofás”, conta Carlo.

Ape 7

Na parede, telas de Carmela Gross, que também assina a peça colorida sobre a mesa de centro Noguchi, um dos clássicos que Carlo já tinha, assim como o sofá Veranda

As obras de arte, outra paixão, também mostram sua força, no décor e por onde o olhar passeia, com quadros de autores como Hércules Barsotti, Amilcar de Castro e Mira Schendel. Um repertório de peso, aliado a peças de visual atemporal, prova que o que é bom nunca sai de moda.

Ape 8

Cadeiras da Hay, mesa da Dpot, armários de aço da Securit e coifa da Tuboar. Pendente PH50, da Danish Design

Ape 9

Na sala de banho, banheira Athenas, da Doka Bath Works, e divisória de U-Glass.

Ape 10

Quadros circulares de Irene Buarque, pendentes da Foscarini (Lumini) e cama da Auping (Collectania). O projeto luminotécnico de todo o apartamento é de Sergio Funari. A marcenaria ficou a cargo da Airlane.

Matéria publicada por Casa Claudia em 21 de fevereiro de 2018

Publicado em Decoração | Deixar um comentário

QUARTO DE HOTEL MESCLA MATERIAIS NATURAIS E TONS CLAROS

No décor, diferentes texturas criam uma atmosfera acolhedora e convidativa para os hóspedes

Hotel 1

Tons claros e uma pegada aconchegante, com peças em material natural e diferentes texturas que convidam à uma boa noite de sono, regem o décor do quarto do Parachute Hotel, em Los Angeles.

Hotel 2

As roupas de cama são todas da marca Parachute, que surgiu primeiro. O mix de tecidos, sempre em tons neutros, faz com que o espaço se torne mais acolhedor. Madeira e fibras naturais estão presentes nos móveis e acessórios adicionando charme e calor.

Matéria publicada por Casa Claudia em 16 de fevereiro de 2018

Publicado em Decoração, Hotéis | Deixar um comentário

BAR EM AMSTERDAM PROJETADO POR STUDIO MODIJEFSKY

Restaurante 1

Cada dia que passa Amsterdam está ficando mais famosa por sua vida cultural e noturna, assim como sua alta gastronomia. E uma dica imperdoável de quem estiver na capital holandesa é conhecer o Wyers Bar and Restaurant, que teve seu décor todo projetado pelos craques do Studio Modijefsky. Os arquitetos queriam que a qualidade do décor do estabelecimento não ficasse devendo nada a comida que simplesmente é deliciosa!

Restaurante 2

Ao entrar no estabelecimento, a primeira coisa que você com certeza vai reparar que é a principal influência do décor foi a pegada industrial. Uma tendência em alta que quase todo arquiteto no mundo está mergulhando, mas com umas pitadas sofisticadas, como por exemplo, fazer parte do bar do estabelecimento de mármore e madeira.

Restaurante 3

Esses pequenos detalhes sofisticados funcionam muito bem, afinal tem o contraste com uma pegada industrial e mais sombria. Quase todo o ambiente está em cores mais escuras, como o teto e pilastras na tonalidade preta, mas alguns espelhos em pilastras ajudam para que o local não fique dark, meio carregado.

Restaurante 4

Ao apostar em quadros com fotografias belíssimas e de muita personalidade, transforma o ambiente em algo muito agradável e que tem o décor a altura da qualidade dos pratos servidos no Wyers Bar and Restaurant. A ideia aqui é que os ambientes do local possam flertar entre a informalidade que o bar pede, mas que tenha uma pegada sofisticada que é o quê um restaurante de alta classe pede.

Restaurante 5

E você o que achou desse restaurante que consegue ser informal e ao mesmo tempo sofisticado? O  Time de Redação do E4D simplesmente amou! Continue ligado no Eye4Design, por lá a arquitetura e o design sempre estão a serviço do seu estilo de vida!

Matéria publicada por Eye4Design em 14 de fevereiro de 2018

Publicado em Design de Interiores | Deixar um comentário

PORTFÓLIO: 4 PROJETOS DE PATRICIA MARTINEZ

Conheça um pouco mais do trabalho da arquiteta

Projeto a

Projeto b

Proporções, volumes, texturas e formas estão sempre no radar da arquiteta e sua equipe. “temos uma proposta Contemporânea que tende ao minimalismo. quando cabe, usamos um ou outro recurso para trazer aconchego”, completa. Confira abaixo quatro projetos que ilustram seu trabalho.

1. GAD 511, Aspen, EUA, 2017

Projeto 1

Com jeito de cabana moderna, este refúgio oferece aconchego em meio às montanhas geladas. O efeito se deve em parte ao emprego do carvalho europeu que reveste o volume do hall de entrada e se estende pelo teto da sala, valorizando o desenho arqueado

2. JTP FB, Porto Feliz, SP, 2016

Projeto 2

Vista na fachada da casa, a pedra bruta com rejunte grosso e irregular foi estendida às divisórias internas na atualização feita por Patricia. “Criei uma conversa saudável entre as arquiteturas externa e interna”, diz. O forro de tauari reforça o quê rústico do espaço.

3. BMDL, São Paulo, 2013

Projeto 3

Após a integração dos espaços, todas as paredes deste apartamento receberam um papel que simula o linho. “Madeiras claras e revestimentos leves tornam o projeto contemporâneo e aconchegante, desejo dos moradores”, afirma.

4. CPC, São Paulo, 2011

Projeto 4

Em diferentes materiais, o tom cinza predomina neste apartamento de estilo urbano e de manutenção fácil. O porcelanato com vocação de concreto cobre a parede enquanto a prateleira feita de limestone no mesmo matiz apoia a decoração na sala.

Matéria publicada por Arquitetura & Construção em 13 de fevereiro de 2018

Publicado em Arquitetura, Materiais | Deixar um comentário

LOUÇAS EM CORES ESCURAS SÃO DESTAQUE NA AMBIENTE 2018

As louças escuras ganharam poder e invadiram os lançamentos desta edição da Ambiente, feira que aconteceu em Frankfurt entre os dias 09 e 13 de fevereiro.

Lou a

Esqueça as peças claras e tradicionais: as arrumações de mesa mais atuais podem – e devem – misturar peças de diferentes texturas e cores. Louças escuras, por sinal, foram o grande destaque da Ambiente 2018, feira de design que aconteceu em Frankfurt, Alemanha, entre os dias 9 e ‪13 de fevereiro. Nossa editora, Aline Gomiero, esteve lá e selecionou as peças que garantem a elegância imediata à mesa, como as da foto acima da Stelton, assinadas pelo designer Francis Cayouette.

Veja outros destaques:

Lou 1

Coleção Roks da Rak porcelana.

Lou 2

Peças da coleção Solstice da francesa Revol.

Lou 3

Coleção Epic da Raks porcelana.

Lou 4

Pratos da Revol.

Matéria publicada por Casa Claudia em 14 de fevereiro de 2018

Publicado em Móveis | Deixar um comentário

MAISON ET OBJET: 20 PEÇAS MULTICOLORIDAS

Os tons vibrantes e a mistura de cores foram destaques na feira, que teve sua primeira edição de 2018 em janeiro

Entre os lançamentos da Maison et Objet, que aconteceu em Paris entre os dias 19 e 23 de janeiro, a mistura de tons se destacou. O evento, bianual, é um dos principais do mundo do de mobiliário e acessórios. A CASA CLAUDIA selecionou, abaixo, 20 peças multicoloridas. Confira:

Publicado em Decoração, Móveis | Deixar um comentário

10 QUARTOS PARA RELAXAR E CURTIR AS SÉRIES

Selecionamos dez projetos inspirar sua próxima fatura

Quarto a

Organizada em uma estrutura à parte, a área úmida fica separada do quarto por painéis de vidro canelado em perfis de alumínio anodizado (Dell Anno). Projeto de Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida.

Que o quarto é um dos melhores lugares da casa ou do apê todo mundo sabe. Mas, com um décor e arquitetura caprichados, ele pode se tornar ainda mais agradável e perfeito para momentos merecidos de descanso, relax e, é claro, para fazer uma boa maratona de séries! Confira na galeria abaixo dez projetos inspiradores:

Quarto 1

O arquiteto Décio Navarro lançou mão do drywall com massa de cimento para criar colunas falsas emoldurando o banheiro: “O objetivo era conferir uma atmosfera ao mesmo tempo elegante e despojada”. A cabeceira de madeira de demolição dá continuidade ao piso.

Quarto 2

Diante dos 49 m² disponíveis, os arquitetos André Piva e Vanessa Borges pensaram em tirar partido do pé-direito duplo e projetar um mezanino de estrutura metálica para acomodar o quarto (revestido com carpete no padrão linho, da Avanti Tapetes).“O ambiente tinha um enorme pano de vidro que poderia ser aproveitado.Com a criação do segundo andar, conseguimos um total de 80 m² parao loft”, diz Vanessa

Quarto 3

Organizada em uma estrutura à parte, a área úmida fica separada do quarto por painéis de vidro canelado em perfis de alumínio anodizado (Dell Anno). Projeto de Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida.

Quarto 4

A suíte e o escritório ostentam uma aplicação original para o MDF Essencial Duna Preto (Eucatex), instalado sobre sarrafos nas paredes. A paginação foi planejada por Alberto, que solicitou o corte dos encaixes macho-e-fêmea antes da fixação. Projeto Alberto Lahós e Marco do Carmo.

Quarto 5

Detalhes como a bicama, os caixilhos de ferro da porta de vidro (3 cm de espessura) e os puxadores de aço dos armários foram desenhados pelas arquitetas. Serralheria da Cuenca & Cuenca. Projeto: Sub Estúdio.

Quarto 6

No quarto de hóspedes, com 14 m², o mobiliário de pínus desenhado e executado pela designer Kika Petersen faz par com as pranchas de 20 cm de peroba de demolição (Galpão) do piso. As portas de correr do ambiente dão acesso à varanda que leva ao deck com piscina. Projeto: R.A.P Arquitetura.

Quarto 7

No projeto de Cris Nogueira, um item indispensável por aqui é o mosquiteirode tule, que também ajuda nas noites de calor, quando o melhor é manter recuadas as portas de correr de tatajuba.

Quarto 8

No quarto do casal, a cabeceira de MDF leva folhas de freijó. As luminárias de leitura (Lumini) vão no próprio painel. Projeto de Juliana Camargo.

Quarto 9

o painel envidraçado (1,65 x 2,20 m) do quarto tem sistema de corrediça superior. Mesa lateral e luminária do AtelierIndustrial; roupa de cama da Codex Home. Projeto de Daniel Winter.

Quarto 10

Projeto da Casa 14 Arquitetura, nos quartos, além das janelas maiores e novas esquadrias de alumínio no lugar de velhos modelos de madeira ou ferro, os armários embutidos foram reformados e o piso parquê recuperado.

Matéria publicada por Arquitetura & Construção 29 de janeiro de 2018

Publicado em Decoração | Deixar um comentário

PRATELEIRA SE TRANSFORMA EM ESCRIVANINHA PARA AMBIENTES COMPACTOS

Ecrivaninha

Se você vive em um apartamento pequeno ou é fã de móveis que aproveitam dos espaços, esse post é para você! Cada vez mais as pessoas estão querendo aproveitar os ambientes, a palavra de ordem é adaptar! E essa prateleira projetada por uma empresa de design alemã é ideal, já que ela se transforma em uma charmosa escrivaninha.

Ecrivaninha 2

Batizada de TWOFOLD, a prateleira flerta com a tendência de ter múltiplas funções, algo que cada vez mais peças de design apostam. Concebida para ser uma caixote de madeira, a prateleira possui mecanismos que ampliam o seu tamanho e assim se transformando em uma mini escrivaninha. E você? O que achou? Continue ligado no Eye4Design, por lá a arquitetura e o design sempre estão a serviço do seu estilo de vida!

Matéria publicada por Eye4Design em 30 de janeiro de 2018

Publicado em Sem Categoria | Deixar um comentário

SALA DE JANTAR COM DÉCOR JAPONÊS MINIMALISTA

No Japão, essa sala de jantar foi criada dentro de um átrio que simula uma estufa em casa. A decoração segue os preceitos minimalismo

Decor 1

Pequenina, a sala de jantar desta casa no Japão é inusitada: ela fica em um átrio transparente, criado no meio da construção de madeira para iluminar e, durante o inverno, criar um efeito de aquecimento similar ao de uma estufa. A decoração segue a ordem minimalista com móveis simples de madeira no mesmo tom. O diferencial fica por conta das formas, onde mesa e cadeiras possuem curvas orgânicas enquanto o armário é reto. Plantas crescem em vasos dispersos pelo local, trazendo cor.

Decor 2

Matéria publicada por Casa Claudia em 29 de janeiro de 2018

Publicado em Comportamento, Decoração | Deixar um comentário

BANHEIROS MINIMALISTA COM PAREDES DE MADEIRA

O ambiente nos Estados Unidos foi desenhado para ser intimo e acolhedor

Banheiro 1

Este banheiro assinado pela Hariri&Hariri Architecture, nos Estados Unidos, foi feito para ser intimista e relaxante. A madeira no chão e nas paredes torna o espaço acolhedor, o que combina perfeitamente com o estilo minimalista da decoração. Além disso, as peças brancas contrastam com a madeira, impedindo que o cômodo fique escuro e pesado.

Banheiro 2

Matéria publicada por Casa Claudia em 27 de janeiro de 2018

Publicado em Banheiros | Deixar um comentário