English Version
  • >A CASA COMO UM GRANDE LABORATÓRIO DE VIVER

 

DESIGN FORUM POP UP GABRIEL

LIVING EXPERIENCE!

A CASA COMO UM GRANDE LABORATÓRIO DE VIVER

 

Data: 09 a 11 de agosto, das 10h30 às 15h30
Local: Auditório Tecnofeal - Gabriel Distrito Design

 

O DESIGN FORUM POP UP GABRIEL 2018 apresenta um conteúdo com 6 visões sobre o morar e as ferramentas para criar uma nova experiência de viver para encontrar caminhos para atender as necessidades aspiracionais do consumidor. As conexões entre tudo e todos geram transformações, novos perfis de consumidores, novas necessidades, novos produtos e novos ideais

O mundo está em rápido movimento de transformação, onde as pessoas buscam uma vida com equilíbrio entre trabalho e família, aspirações e possibilidades, contatos e conexões a tecnologia e o natural. Estamos em um mesmo planeta, em um mesmo país em uma mesma rua em um mesmo local ao mesmo tempo, a um clique em seu smartphone em qualquer lugar com conexão. O que isso implica? Muita coisa, mas a principal é que não estamos mais sozinhos e qualquer movimento na outra ponta do planeta pode afetar você aqui, no quentinho da sua casa. Observe:

  • Somos mais de 7 bilhões de habitantes na terra, em 2050 mais de 80% das pessoas viverão nas cidades.
  • Surgem novos nichos de consumidores: os Millennials que buscam ser e não o ter.
  • O trânsito estaciona nas ruas, os espaços para moradia ficam menores e mais caros e os problemas com insegurança faz com que as pessoas fiquem mais em suas casas.
  • As tecnologias mudam as cidades, que por sua vez influenciam diretamente na mudança das residências.
  • As famílias mudam de formato e tamanho
  • O consumidor passa a ser mais individualista – importante são as suas necessidades e reconhecimento.
  • O mercado do Luxo cresce como nunca nos países emergentes.

Esses movimentos transformam a forma de viver. Compartilhar é a palavra do momento, menos posses mais compartilhamento, assim é a geração de consumidores chamada de Millennials, que começa a transformar os mercados. Conforme disse Vicent Grégoire, o coolhunter (caçador de tendências) francês, “Enquanto parte da população quer mais segurança da posse, a nova geração quer compartilhar tudo: tempo, informação, imagens, músicas, ideias, criações, roupas, objetos e por aí vai. A internet mudou tudo e há uma influencia digital em tudo”,. O conceito do “smart life” (vida inteligente) traz a necessidade de uma nova forma de viver e conviver. Tudo gira em torno da música, dos vídeos, das imagens da gastronomia e dos games. É isso que quer o novo consumidor, que quer apenas seu smartphone na mão com acesso à internet – o que o coloca em contato com o mundo instantaneamente.

O consumo está diferente, se transformou em diversos “nichos”, mas seu poder de decisão e exigência está cada vez mais forte. A nova geração de “Millennials” quer ter mais espaços e menos objetos, menos posses. Talvez estejamos vivendo um período de um novo “Renascimento”. Tudo pode ser visto em 3D, então isso nos dá uma nova perspectiva das coisas. Novos conhecimentos surgem. O computador faz o papel da imprensa de Gutemberg. As conferências on-line provocam uma disseminação de cultura e informação a uma velocidade impressionante e a criatividade está em uma velocidade inacreditável. Veja o que “internet das coisas” está fazendo: conectando tudo através de aplicativos em uma única ferramenta, os smartphones!

O “new natural” é uma nova tendência, uma contraposição para os adeptos de um novo movimento. Isso é mainstream! O impacto começa na indústria de alimentos e começa a migrar para outras categorias como higiene, beleza, moda e construção, ou seja, no universo do morar. Ainda pequeno no Brasil e forte na Europa, o retorno à natureza seria uma busca pela verdade, como fala Angela Klinke em reportagem no jornal Valor em 18/11/2015.

A falta de mobilidade das grandes cidades muda a forma de viver e experimentar as cidades. O que ocorre nos grandes centros torna o preço do metro quadrado mais caro e aumenta a oferta de espaços habitacionais com tamanhos reduzidos próximos a transporte e centros de compras. Para aumentar essa busca pela proximidade dos centros urbanos, temos o avanço da idade do consumidor ativo, a mudança do núcleo familiar, a tecnologia e o meio ambiente como fonte de uma rica transformação nas construções e no modo de vida atual. Isso vai influenciar diretamente nos projetos de arquitetura e interiores.

A casa é um grande laboratório de viver. Cada uma com suas características: visual (cores), sensitiva (aromas e sabores) e experiencial (combinação de diversos itens que resultam em um momento especial). O diferencial está em saber envolver diversas as sensações e necessidades e compartilhar em um projeto único e especial para o consumidor! Se ele não tem ele adapta, se não existe ele cria, e faz do tamanho do seu bolso e de sua necessidade.

No design de interiores, surge a “FAST DECOR” (decoração rápida), para atender espaços únicos e projetos que não demandem grandes obras. Surgem também os “TEST DRIVERS” da decoração: objetos, quadros, móveis e a tendência é crescer. Tudo isso para atender o consumidor que quer mais tempo para ele. Não sabemos se por culpa das transformações das cidades ou da urgência que a vida pede, da busca pela tranquilidade, pelo aconchego, pela insegurança das ruas ou por tudo isso e algo mais. Começa a fervilhar um movimento para um consumidor mais criterioso.

Estamos em um momento de total “disrupção”! Pare e comece novamente. O tempo é outro e a velocidade maior!

 

Público

40 participantes por palestra:

Formadores de opinião compostos de empresários e profissionais ligados às áreas de design, arquitetura, moda, decoração, construção, pesquisa, marketing, comunicação, internet, marketing, desenvolvimento de produtos e serviços.

 

 

inscrevase

 

 

Eventos Conjuntos

 

EXPOSIÇÃO STREET ART

de 9 a 13 de agosto de 2017 - das 10h às 20h

Espaço Cultural Tecnofeal – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.118
A Siq Marketing e a Tecnofeal, se unem para realizar a exposição que apresenta a leitura dos sinais de tendências e as manifestações das cores nas ruas e nas cidades, que entram nas residências e espaços corporativos.

OFICINA DE GRAFITE

11 de agosto de 2017 - das 13hs às 17hs (EVENTO PAGO e FECHADO)

OFICINA DE GRAFITE COM O GRAFITEIRO E ARQUITETO ARNALDO DEGASPERI Uma experiência marcante e uma das ações mais atuais, para profissionais, estudantes e interessados em aprender a arte do grafite e suas aplicações.

 

 

 

+voltar ao topo