English Version
  • >> Design Forum Móveis 2016

 

DESIGN FORUM MÓVEIS

Planejar, Produzir & Vender

Prepare-se para as mudanças que chegam com a nova economia!

 

Data: 26, 27 e 28/07/2016, das 14h às 19h
Local: Auditório Móvel do Futuro – Expo Anhembi

 

 

 

A falta de mobilidade urbana nos grandes centros, o alto preço do metro quadrado e a consequente redução do tamanho dos espaços habitacionais, o avanço da idade do consumidor ativo e a mudança do núcleo familiar, com o surgimento de novos formatos de famílias, tecnologia e o meio ambiente, são fonte de uma rica transformação nas construções e no modo de vida atual. Tudo isso está mudando a forma de usar e comprar um móvel.

As empresas internacionais de alto padrão desembarcam a todo o momento nas grandes cidades, trazendo inovações em produto, com preços – por enquanto – para poucos. Por outro lado empresários brasileiros frequentam as feiras e mostras internacionais em busca de novos processos produtivos, novas formas de aplicações, novas tecnologias para aprimorar seus mercados.

Para a 3ª edição do DESIGN FORUM MÓVEIS o tema: PLANEJAR, PRODUZIR & VENDER, traz aos empresários e profissionais do setor moveleiro, caminhos e oportunidades para uma gestão mais competitiva, com produtos e processos melhores. Estamos em um Brasil que cresce no centro-oeste, norte e nordeste, mas está cada vez mais competitivo no sul e sudeste e isso exige muito da pequena e média indústria, da marcenaria e das empresas de grande porte que não podem parar de inovar.

O consumidor mudou e boa parte da indústria ainda produz para o consumidor de outro tempo, sem olhar suas necessidades seus interesses, seus usos, sua forma de viver, seus desejos e as oportunidades que tudo isso proporciona. Boa parte da indústria ainda continua oferecendo menos produtos e serviços.

Os motivos aspiracionais para a compra de um móvel são transversais, ou seja, do rico ao menos favorecido, do grande ao pequeno projeto, os diferentes consumidores querem o mesmo: ter um produto que atenda às suas necessidades. Nos diversos perfis identificamos algumas aspirações de vida, o que eu quero para mim:

  • MENOS É MAIS: o desapego é uma experiência para alguns consumidores que buscam qualidade de vida e já conquistaram o que desejam. Ter menos e viver mais!
  • TROCAR PARA MUDAR: a renovação é uma fase de troca. Já tenho o que preciso, mas quero renovar e mudar. Uma nova compra pela facilidade de poder comprar
  • TER É MAIS: o consumidor que entra na classe média e passa pelo momento de possuir o que agora é possível, a cada dia uma nova conquista

Nos 3 casos todos querem um algo mais, um produto diferente que atenda seu momento de vida. Um produto feito para suas necessidades, um produto com preço para o seu bolso. A pergunta que fica é: como atender essa demanda para tantos perfis diferentes de clientes? Sua empresa está preparada para isso?

A resposta estará no DESIGN FORUM MÓVEIS: é preciso pensar diferente para produzir melhor para o seu cliente. Produzir um móvel com preço competitivo, mas com soluções de design que tragam inovação no produto. É preciso pesquisar para definir para onde vai direcionar sua minha empresa, para quem irá vender seus produtos, com que profissionais preciso trabalhar para fazer o meu negócio crescer. Só assim será possível encontrar caminhos e aproveitar as oportunidades.

A era da cópia – ainda praticada por muitas empresas – acabou. Vivemos na era da informação que o consumidor quer mais e mais. Para isso é preciso planejar! O Consumidor não é mais o mesmo há muito tempo, apesar de receber ainda muito produto de quando ele não tinha opções e nem acesso ao que acontece no mundo, trazido pela internet e visto em um ônibus cheio em pleno horário do rush em qualquer ponto do Brasil. Sim, ele acessa seu celular e vê o que acontece no mundo e sabe o que é melhor para ele. Quem não perceber, estará em um caminho com grandes chances de desaparecer um negócio, que hoje ainda é rentável.

SUA EMPRESA NÃO VENDE, QUEM COMPRA É O CONSUMIDOR.

PORTANTO, BEM-VINDO HÁ UM NOVO MUNDO, ONDE QUEM DECIDE O QUE QUER É O CONSUMIDOR, NÃO É MAIS VOCÊ!

SE VOCÊ NÃO ENTENDER A MENSAGEM, ELE VAI PROCURAR EM OUTRO LUGAR.

A casa é um grande laboratório de vida. Cada uma com suas características: visual (cores), sensitiva (aromas e sabores) e experiencial (combinação de diversos itens que resultam em um momento especial). O diferencial está em saber envolver diversas as sensações e necessidades e compartilhar em um projeto único e especial para o consumidor! Se ele não tem ele adapta, se não existe ele cria, e faz do tamanho do seu bolso e de sua necessidade.

Cada vez mais, os consumidores querem mais por menos, onde menos é mais. Fazer parte da criação do projeto, e serem atores e autores de seus espaços, afinal, quem vai utilizá-lo? Aos profissionais de criação: designers, arquitetos, projetistas, empresários, marceneiros e vendedores, todos precisam ter um novo olhar e provocar "todas as experiências" que ele irá sentir em sua casa. Serão necessárias habilidades e ferramentas competitivas, que proporcionem uma nova visão do projeto: da qualidade do pensamento ao detalhamento técnico na execução do conhecimento e da informação. Será preciso ampliar o grau de envolvimento emocional e sensorial e provocar uma nova reação baseado em um novo modo de vida, que irá influenciar no projeto.

O conteúdo preparado para o DESIGN FORUM MÓVEIS, vai tirar você da zona de conforto e apresentar informações de profissionais de diversos segmentos que podem ajudar você obter uma nova visão da cadeia produtiva do mercado moveleiro e a possibilidade de transformar o seu negócio. Cabe a você definir!

Objetivos:

  • Proporcionar informações para a indústria moveleira de móveis planejados, modulados e sob-medida, sobre o consumidor, suas necessidades e as tendências das habitações
  • Promover a busca por maior conhecimento do consumida cadeia produtiva e entendimento das mudanças de comportamento e necessidades
  • soluções para apresentando caminhos e oportunidades para a indústria moveleira
  • Levar informações que mostrem, claramente, as oportunidades, devido às deficiências da indústria moveleira em todos os seus níveis e perfis

Público

• Fabricantes de móveis, marceneiros, arquitetos, decoradores, designers de interiores e produtos, profissionais do varejo, empresários, profissionais da área comercial e de marketing das indústrias de matérias-primas e insumos para a cadeia moveleira e estudantes ligados ao setor.

 

 

O evento será gratuito e as inscrições serão realizadas no local.

 

+voltar ao topo