English Version

DESBRAVE O TRABALHO DO DESIGNER RAFAEL DE CÁRDENAS

14/03/2016

Nomeado Designer do Ano pela Maison & Objet Americas, o designer nova-iorquino Rafael de Cárdenas falou com Casa Claudia em passagem pelo Brasil

Apaixonado pelo caos urbano, Rafael de Cárdenas se disse encantado por São Paulo, cidade que visita pela primeira vez. Na capital paulista, ele participou de uma palestra sobre seu trabalho durante a apresentação das tendências da Maison & Objet Paris, realizada nesta terça-feira (08/03) no shopping D&D. Nomeado Designer do Ano pela segunda edição da Maison & Objet Americas, ele possui como marca registrada ambientes dotados de elementos gráficos e marcados por elementos nobres, como mármore e madeira e um jogo bem elaborado de volumes. Nascido e criado em Nova York, ele traz em sua linha criativa um estilo cosmopolita dotado de requinte e moderno em seu escritório Architecture At Large. Confira uma entrevista exclusiva com ele e mais sobre seu trabalho.

Como você descreve o seu estilo?

Eu não gosto de descrever ou de definir o meu estilo, pois acho que ele é muito plural e gosto da combinação de tudo. Não ter uma linha definida me deixa mais ativo e mantém a minha mente mais criativa.

Você tem algum ícone brasileiro como referência?

Lina Bo Bardi é totalmente uma inspiração minha, ela foi fabulosa. Também gosto muito de Paulo Mendes da Rocha. Aqui no Brasil conheci o Guilherme Wentz (nomeado um dos Rising Talents desta próxima edição da M&O Americas) e adorei o trabalho dele, me parece muito promissor.

Quais são seus próximos projetos?

Estou terminando uma casa no interior da Inglaterra e um grande projeto residencial em Miami.

Na palestra você mostrou alguns projetos feitos com revistas. Você gosta também deste meio e de trabalhos bidimensionais?

Amo revistas! Leio muito e elas são uma grande fonte de novidades para mim. Agora quanto trabalhar em duas dimensões, estou preparando um livro de 10 anos do meu estúdio, em que vamos publicar a maioria dos meus projetos. Estou bem ansioso!

Como é ser reconhecido Designer do Ano pela Maison & Objet?

É muito bom ser reconhecido e achei muito gentil da parte deles. Paris é como a minha segunda casa, então me identifico muito com os franceses e seu estilo. É realmente uma honra.

Matéria publicada por Casa Claudia em 09 de março de 2016

2° FOTO. A livraria Ohwow, em Nova York.

3° FOTO. Entre seus trabalhos, está esta loja da Cartier, inspirada em um relógio masculino.

4° FOTO. Grafismos são uma de suas marcas registradas.

5° FOTO. O designer desenhou a loja da joalheira Delfina Delletrez.