English Version

TRAÇO ASSINADO

16/05/2016

O pensamento internacional esteve presente em algumas das palestras promovidas pela Expo Revestir, em março, quando renomados arquitetos e designers mostraram seus projetos, de cadeiras conceituais a propostas urbanísticas de grande porte

MENOS É MAIS

O francês Ora Ïto desenha casas, mesas, luminárias e fones de ouvido com uma obsessão: a busca pela simplicidade

Premiado, Ora Ïto criou uma espécie de filosofia própria, batizada de Simplexity. O nome tenta traduzir seu maior esforço: dar a um objeto complexidade de funções sob aparente simplicidade. Para o intento, vale-se de racionalismo formal e bastante tecnologia.

Matéria publicada pela jornalista: Silvia Gomez da, Arquitetura e Construção em abril de 2016
Seu trabalho é múltiplo. Como prefere se definir?

Me descrevo como designer, o que pode ser interpretado de forma transversal. Para mim, a arquitetura é também uma extensão do design, link entre várias áreas.

Como alcançar sua simplexity? Esse conceito fala de algo muito funcional e ao mesmo tempo sensorial a espiritual. Uma peça definida não apenas pro sua mera presença. Não tenho um traço orgânico, sou mais racionalista. Procuro sempre fazer o máximo com o mínimo de material – reduzir excessos e tentar ser o mais atemporal possível. Não há mais espaço no mundo para o simplesmente decorativo, devemos focar nas necessidades essenciais.

No ano passado, você lançou uma linha de móveis para cozinha em Milão. Como analisa esse ambiente hoje?

Ele se tornou o centro do cotidiano, o lugar onde passamos mais tempo com a família e os amigos. Por isso, imagino um local aberto como continuidade da sala, com prateleiras para utensílios e livros ao mesmo tempo.

Qual de suas criações você elegeria como a sua preferida?

Creio que a luminária One Line, para a marca italiana Artemide, conseguiu ter simplexity, ou seja, um pensamento complexo para atingir um resultado que parece ser simples.

Matéria publicada pela jornalista: Silvia Gomez da, Arquitetura e Construção em abril de 2016

FOTO. Além de assinar itens para diversas marcas, Ora ïto vende linhas sob sua própria produção.