English Version

PONTO DE ENCONTRO

24/05/2016

Salão Satélite e Zona Lambrate: plataformas de lançamento em Milão

Fermento para uma indústria que se nutre de inovação, o talento jovem há muito é reverenciado em Milão, onde conta com público cativo e endereços exclusivos. Primeiro evento a dedicar especial atenção à produção de jovens designers de todo o mundo, o Salão Satélite, criado pela curadora Marva Griffin-Wilshere em 1998, reafirma sua posição de ponto de encontro de talentos de todas as latitudes.

O evento reúne trabalhos de criadores com menos de 35 anos – e de alunos de escolas convidadas – e muitos protótipos apresentados em suas edições anteriores já se encontram em produção. Alguns de seus antigos participantes são hoje nomes consagrados do design internacional.

Além de conceder um prêmio anual – conquistado pelo alemão Philipp Beisheim, com sua mesa lateral inflável -, o salão este ano discutiu em seminário o tema “Novos materiais, design novo”, com o objetivo de apresentar um painel das possibilidades abertas a jovens designers.

Para além dos limites do pavilhão de exposições de Rho-Pero, uma outra área, a nordestina de Milão, está caminhando a passos largos para se converter em um das principais protagonistas dos eventos furisalone. Ao menos no que diz respeito ao talento jovem.

Ex-zona industrial agora frequentada e habitada por designers, fotógrafos, estudantes e jovens criativos, principalmente do norte da Europa, a região de Lambrate está se transformando em uma das áreas mais disputadas da cidade durante o Salão do Móvel.

Nomes de peso de cena internacional, como o alemão Maarten Baas, realizam ali suas mostras anuais. Recém-chegado à área, o brasileiro Marcelo Rosenbaum acaba de expor por lá.

Centro nervoso local, a via Ventura é a mais movimentada da área, mas os eventos por lá não têm hora nem lugar para acontecer: podem ocorrer nas galerias, nas lajes, nas ruas. Ou onde a imaginação mandar.

Matéria publicada por, O Estado de São Paulo em 01 de maio de 2016

1ª FOTO. Trio de mesas laterais da Form & Seek, na Zona Lambrate.

2ª FOTO. Mesa lateral inflável do alemão Philipp Beisheim.

3ª FOTO. Válvula para a mesa lateral inflável do alemão Philipp Beisheim.

4ª FOTO. Relógio do estúdio Original, apresentado na Zona Lambrate.

5ª FOTO. Aparador do estúdio polonês Kosmos Project, no Salão Satélite.

6ª FOTO. Cadeira desmontável de Luis Antônio Pessatte, apresentada no Salão Satélite, no espaço Belas Artes.

7ª FOTO. Peças da cadeira desmontável de Luis Antônio Pessatte.