English Version

6 BELOS EXEMPLOS DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E ARQUITETURA

11/07/2016

O site Architizer selecionou projetos de todo o mundo que mostram usos criativos da iluminação

A interação entre arquitetura, luz e sombra é capaz de transformar um espaço. De instalações de luzes coloridas a aberturas que deixam o sol entrar, os projetistas brincam com a iluminação de edifícios de diversas maneiras. O Architizer selecionou seis projetos de todo o mundo entre os finalistas deste ano de seu prêmio, o A+ Award, que premia usos criativos da luz. Confira:

Matéria publicada pela jornalista: Gabriela Domingues Fachin da, Casa Claudia em 22 de junho de 2016

FOTO 1. Integradas à fachada da Culture House em Allerød, na Dinamarca, as luzes escalonadas acentuam a textura do edifício e contrastam em sua cor escura.

FOTO 2. Anéis iluminados envolvem uma coluna central do shopping Das Gerber, em Stuttgart, na Alemanha. A “árvore de luz” que eles formam ilumina os três andares no projeto de interiores do Ippolito Fleitz Group – Identity Architects.

FOTO 3. Durante o dia, a luz natural atravessa a fachada perfurada da City View Garage em Miami, nos Estados Unidos, ou é refletida por ela. Já à noite, a estrutura parece brilhar. O projeto foi feito em parceria pelos escritórios IwamotoScott Architecture e Leong Leong com o artista John Baldessari.

FOTO 4. O amontoado de volumes no interior da loja de produtos de iluminação Unilux, criado pelo arquiteto Michel Abboud em Beirute, no Líbano, permite que a luz seja refletida em uma superfície dinâmica.

FOTO 5. No jardim de infância desta escola alemã em Atenas, Grécia, as janelas se projetam para fora como blocos de brinquedo e, à noite, a luz reflete em suas faces verdes. O projeto é do Potiropoulos+Partners.

FOTO 6. Uma “cortina” de plantas molda as sombras dentro do spa Naman Pure, em Da Nang, no Vietnã, criando uma atmosfera calma e etérea no espaço assinado pelo MIA Design Studio.