English Version

11 SALAS DE ESTAR PEQUENAS E CHARMOSAS

01/08/2017

Vai decorar a sala, mas falta inspiração? Separamos lindos projetos que atendem todos os gostos. Confira.

2° FOTO. Desenhado por Renata, o rack laqueado de amarelo tem portas deslizantes e um compartimento ripado para o subwoofer do home theater. Projeto da designer de interiores Renata Marré

3° FOTO. A base neutra do estar – branco no teto e na marcenaria, cinza nas paredes e no sofá, padrão amadeirado no piso – possibilitou ousadias como o tapete (Similar: Tapete Cubos – Oppa) que ostenta dezenas de matizes. Projeto da designer de interiores Adriana Fontana.

4° FOTO. Cômodo mais usado do apartamento, a sala foi o ponto de partida da renovação. Para ocupar sua parede mais extensa, o arquiteto Gustavo Capecchi desenhou um móvel multifuncional – composto por diversos módulos, ele atua como bar, mesa de refeições, rack, escrivaninha e estante, além de acomodar taças, eletrônicos e até um colchão inflável para visitas.

5° FOTO. Cortinas de voal translúcidas convidam a luz natural a entrar e deixam ver a varanda, o que faz o ambiente parecer maior. Spots embutidos em um rasgo no teto de gesso criam o chamado efeito parede lavada, destacando os quadros. Projeto o arquiteto Luiz Fernando Grabowsky

6° FOTO. Projeto da decoradora Cláudia Bitelo

7° FOTO. Os móveis de linhas atemporais e tonalidades neutras são o destaque do ambiente. Para completar, entraram em cena bem-vindas pinceladas de cores intensas.

8° FOTO. As moradoras se despediram da parede branquinha e deram boas-vindas à superfície coberta por tijolos aparentes com rejunte branco. A nova divisória recebeu um toque muito especial com uma composição de quadros pertencentes às meninas e lembranças de viagens. Projeto da Ana Mouawad Queiroga, designer de interiores do Studio Koulè Design Afetivo.

9° FOTO. A decisão mais certeira, segundo a moradora, foi pintar uma das paredes de cinza: a tonalidade funciona como um pano de fundo perfeito para destacar detalhes em cores vibrantes.

10° FOTO. A estrela da sala é a parede azul (cor Tratamento Real , Coral) – note que ela não é inteiramente tingida, funcionando como um painel pintado. Neto dá as dicas para copiar: “A referência para a altura deve ser a porta ou uma viga, o que estiver mais visível para equilibrar o alinhamento. Já para as laterais e a parte de baixo, sugiro afastamento de 15 a 20 cm”. A proposta valoriza a superfície sem deixar o ambiente pesado. “Uma saída para quem tem medo de abusar do tom escuro”, aponta o arquiteto Neto Porpino.

11° FOTO. A madeira é o elemento predominante na ala social. Ela aquece o ambiente e compõe com a cerâmica imitando tijolinhos nas paredes (Brick Torrone White, 23 x 7 cm. Lepri). Destaque para a peça ripada que abriga a evaporadora do ar-condicionado. Projeto da arquiteta Priscila Acra.

12° FOTO. O moderno efeito de concreto na parede da TV foi conquistado com papel de parede que imita o material (similar: Factory 438000, Lux Decorações). Acendem a decoração os pufes turquesa Morás, de 45 x 45 x 45 cm (Oppa). Projeto da arquiteta Bruna Carra.

Matéria publicada por Minha Casa em 31 de julho de 2017