English Version

DURATEX CELEBRA 60 ANOS EM 2011 E PROMOVE JANTAR COMEMORATIVO

08/08/2011

Arte, educação e ação social marcam comemorações do aniversário da empresa

Foi realizado na terça-feira (02/08) um jantar comemorativo ao aniversário da Duratex, produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários. O evento corporativo, apenas para a diretoria, acionistas, clientes e convidados, teve a participação do maestro João Carlos Martins.

Sob o slogan "Só marcas fortes duram mais de 60 anos", a Duratex iniciou, em fevereiro, uma série de ações comemorativas que se estenderão por todo o ano. Para celebrar a data, a empresa promove concertos com a Filarmônica Bachiana - SESI (SP), sob a regência de João Carlos Martins, nas cidades onde possui unidades instaladas.

Voltados a colaboradores e à comunidade local, os concertos são abertos à população. A cada exibição, todos são convidados a doarem livros ou alimentos a instituições da região. Já foram realizadas apresentações em São Leopoldo e Taquari, no Rio Grande do Sul, em Estrela do Sul e Uberaba, em Minas Gerais, e em Botucatu, Lençóis Paulista, Agudos e Jundiaí, em São Paulo. Segundo a assessoria, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes nos eventos.

Além das ações sociais, a empresa desenvolveu um concurso de desenhos para filhos de colaboradores, iniciado no final do ano passado, cujos finalistas estamparam o calendário de 2011 da empresa.

Projeto Rino Mania

Em setembro, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), localizado na capital paulista, será ponto de partida para a Rino Mania. Patrocinada pela Duratex, a exposição reunirá, durante um mês, 60 esculturas de rinocerontes pintadas por artistas, que participaram de uma seleção pública realizada na rede social Facebook. Foram selecionados 75 projetos dos 151 recebidos. Distribuídas em pontos estratégicos, a intenção é transformar o visual da cidade em uma savana urbana colorida, levando o inusitado da arte e sofisticação para o dia a dia da população. Ao final, ocorrerá um leilão cujos recursos serão destinados para projetos com foco em educação ambiental e preservação da vida selvagem.

Mais 15 esculturas de rinocerontes serão confeccionadas para compor uma exposição itinerante, que percorrerá 10 municípios que sediam as unidades fabris e florestais da Duratex: Agudos, Lençóis Paulista, Itapetininga, Botucatu, Jundiaí, Taquari, São Leopoldo, Uberaba, Estrela do Sul, Cabo de Santo Agostinho e João Pessoa.

Também será desenvolvido um grande projeto em 125 escolas em 11 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O objetivo é incentivar o protagonismo social e a educação ambiental junto a mais de 4 mil estudantes de 7 a 10 anos das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental.

Além de oficinas com professores, serão realizadas diversas atividades com os alunos, incluindo a decoração de esculturas de mini rinocerontes. No total, serão 220 esculturas, que também poderão participar de exposições nas cidades. Ao final do programa, os rinocerontes serão "adotados" pelas escolas.

Os rinocerontes foram escolhidos pelo impacto que o animal causa aos olhos de quem o observa, as possibilidades que o corpo do rinoceronte oferece aos artistas, para executarem seus trabalhos de maneira livre e criativa, e o fato de ser uma espécie em extinção. De acordo com a Duratex, são fatores totalmente alinhados à proposta da empresa, que também pretende incentivar e disseminar a arte, além de alertar quanto à preservação das espécies ameaçadas.

As ações de comemoração serão encerradas em dezembro, com a realização de um evento especial, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).

No início dos anos 50, Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra, proprietários da empresa de importação e exportação "Los Andes", deram início a um empreendimento pioneiro no País: a fabricação de chapas de fibra de madeira que, antes, eram importadas da Suécia. Com o apoio e a colaboração de Alfredo Egydio de Souza Aranha, os dois empresários procuraram a empresa sueca Defibrator para a aquisição de equipamentos e maquinários. Foi assim que, no dia 31 de março de 1951, nasceu a Duratex S.A - Indústria e Comércio.

Leia mais sobre a Duratex:
Cade aprova e arquiva processo de fusão Duratex-Satipel
Duratex acredita em bons ventos para o setor de painéis de madeira
Planta em Itapetininga produzirá 520 mil metros cúbicos de MDF por ano
Duratex lança oficialmente início das obras em Itapetininga (SP)

Fonte: Portal Emobile